Para meu primeiro post em português no blog, vou falar sobre o porquê eu faço exatamente o que eu faço. Então, vamos lá…
Eu já contei essa história para meu time, mas acho que chegou a hora de dizer publicamente.
O que me inspira?
Essa resposta obviamente varia com o tempo, mas agora minha inspiração é uma coisinha de 104cm que vem correndo na minha perna todos os dias, faça sol faça chuva, quando eu chego em casa.
Mas, não é exatamente ele que me inspira e sim o enorme desejo de deixar um mundo melhor para que ele cresça e viva.
Meu trabalho é pessoal. Uau, isso é um pecado de dizer e muitos profissionais de mentoring me condenaram, mas sabe, foda-se. Meu trabalho é pessoal para mim e isso é um fato.
Não se trata de dinheiro, ele importa é claro, mas ele não é nem o principio e nem o fim.
Quem me conhece sabe que eu comecei minha carreira trabalhando em troca de comida, literalmente. Eu trabalhava para aprender e ganhava um ticket alimentação e também o dinheiro para para o ônibus.
No meu segundo emprego eu ganhava menos do que o necessário para pagar a faculdade e para inteirar o dinheiro eu tinha de usar 1 passe de ônibus por dia e vender o outro, então, eu conseguia pagar a faculdade assim.
Meu terceiro emprego foi na própria faculdade, um estágio. Eu ganhava bolsa, almoço e 2 tickets de ônibus, o suficiente para ir e voltar da faculdade.
Aprendi muito nesse período, aprendi a dar valor ao que tenho, obtive conhecimento e especialmente começei a aprender como me relacionar com outras pessoas.
Mas, voltemos ao fato do meu trabalho ser pessoal para mim. Esse é o motivo de me dedicar tanto, de ser exigente com meu time no mesmo nível que sou exigente comigo.
Conheci pessoas tão exigentes e dedicadas como eu e elas me inspiram. Aliás, me inspiram diariamente. Sou muito grato à elas. Só os Deuses sabem como sou grato a cada colega, companheiro, chefe (sim, já tive chefe na vida) e líder que passou na minha vida.
Conheci pessoas que trabalhavam por dinheiro e conheci pessoas que trabalhavam por propósito, e, desculpe mas, pqp, como pessoas que trabalham por propósito são incríveis. Aliás, vou pegar o tema do Itaú agora e dizer que Propósito muda o mundo.
Eu sei que nesse ponto você está pensando: Otário, você está gerando lucro para as grandes corporações. Só que o fato é que eu sei disso e essas grandes corporações estão sendo usadas para eu cumprir meu propósito.
Uma coisa eu digo: Todos aqueles que tiverem o mesmo objetivo são bem vindos para participar da minha jornada. Já aqueles que estão para impedir meu propósito, bom, acho que fica subentendido o que penso disso.
Eu também acredito que o universo se equilibra, então aceito o fato de ser um agente de equilíbrio.
Para terminar, quero apenas dizer que, enquanto houver um único centavo usado para piorar o mundo, enquanto houver pessoas que ameacem meu objetivo, enquanto houver a mínima chance de que eu possa melhorar o mundo, eu vou ser absolutamente imparável em meu objetivo e minha visão. Convido a todos a se juntarem nessa jornada.
Essa jornada não é fácil, ao contrário, ela exige sacrifícios, mas eu só aceito a vitória e fazer a diferença na vida do máximo de pessoas possível.
E quando a hora de cada uma dessas pessoas chegar, e essa hora invariávelmente chegará, elas terão a absoluta certeza de que eu estarei em um canto sombrio próximo vendo a justiça ser feita).
São Paulo, 04 de novembro de 2018.